Sugestões de Leitura
01
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Esse livro vale tanto pelas palavras quanto pelas ilustrações. Embora seja (oficialmente) um livro infantil, O Pequeno Príncipe analisa questões profundas sobre a vida humana.
02
O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
03
O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien
04
O Diário de Anne Frank
“O Diário de Anne Frank”, publicado originalmente em 1947, tornou-se um dos relatos mais impressionantes das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
05
Uma agulha no palheiro - de J.D. Salinger
A trama é centrada no adolescente Holden Caufield, que narra as aventuras nas ruas noturnas de Nova York, onde passa o fim de semana. A viagem não é apenas no exterior, mas, principalmente, pelo interior do jovem num período crucial do seu desenvolvimento
06
Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago
Em Ensaio Sobre a Cegueira, o escritor português cria um ambiente improvável para fazer uma análise crítica sobre a fragilidade da nossa sociedade, assim como revelar os instintos que nos tornam ao mesmo tempo humanos e animais.
07
Orgulho e Preconceito - de Jane Austen
A história é centrada no lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hertfordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, na verdade, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes.
08
O Amor nos Tempos do Cólera - de Gabriel García Márquez
Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Florentino apaixonou-se por Fermina, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano.
09
O Delfim - José Cardoso Pires
Em O Delfim assistimos a uma escrita despojada por parte de um autor que procura transparência. Cardoso Pires descreve o regime salazarista e debruça-se sobre a forma como este afeta as relações entre as pessoas.
10
Servidão Humana - de W. Somerset Maugham
Servidão Humana é um dos romances mais emblemáticos do século XX e a obra-prima de Somerset Maugham. Esta narrativa clássica de entrada na idade adulta conta a história de Philip Carey, alter ego do autor na sua juventude, dividido entre o fervor religioso da família e o desejo de liberdade que os livros e os estudos lhe dão a conhecer.